Foi nos pedido para fazer um fichamento do livro O Que é Semiótica, de Lucia Santaella, fazendo uma leitura minuciosa até a página 8. Então discorrerei de minhas impressões sobre o livro.
A linguagem do livro é bem turva e cheia de rodeios, assim, me parece que a autora preza mais o rebusco que a clareza. Achei uma tentativa falha de passar o que é Semiótica, visto que a matéria em si já é tão turva e com conceitos abstratos, o livro deveria ser direto e específico.
Em um fichamento, creio que o que não poderia faltar seria discorrer sobre o conteúdo das 8 páginas que me foram passadas. O que li começou a me dar idéias do que se possa tratar essa matéria, visto que eu não sabia disso antes.
O discorrimento sobre Charles Pierce foi deveras interessante para nos basearmos em um famoso pesquisador e explorador do conteúdo. É curioso o modo que ele estudou sua vida toda, e como definiu postulados e foi importante para a vivência de Semiótica. Porém, como estudante iniciante nesta matéria, me vi deveras confusa sobre tantas leis e postulados definidos, sem ter idéias de onde isso me levaria ou o que queria dizer.
Porém não deixou de ser uma leitura interessante e curiosa, pois o que não entendi, agora quero entender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário