segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fichamento de 22/04

Nos foi passado para continuarmos com o fichamento do livro "O que é Semiótica", dessa vez da página 8 até o fim. Discorrerei aqui os pontos interessantes.

Primeiro, já na página 9, o texto começa falando de Interpretação. Fala o que é consciência para Pierce e que consciência não pode ser confundida com razão. Porém, para mais definições, a lógica e o rigor científico devem ser levados bastante em conta. Há 3 modalidades universais através das quais se opera a apreensão-tradução dos fenômenos: Primeiridade, Secundidade e Terceiridade.
A Primeiridade é uma consciência imediata, isto é, instantânea, aquilo que você passa a cada segundo.
 "A qualidade da consciência imediata é uma impressão (sentimento) in totum, indivisível,não analisável, inocente e frágil."
A Secundidade "é a arena da existência cotidiana." Isto é, coisas concretas, rastros de nossa existência, nossa representação do mundo.
A Terceiridade é inteligibilidade, pensamentos em signos, por onde interpretamos o mundo, com sínteses intelectuais e elaborações cognitivas.

"Nenhuma linha firme de demarcação pode ser desenhada
entre diferentes estados integrais da mente, isto é, entre
estados tais como sentimento, vontade e conhecimento. É
claro que estamos ativamente conhecendo em todos os nossos
minutos de vigília e realmente sentindo também. Se não
estamos sempre querendo, estamos pelo menos, a todo momento,
com a consciência reagindo em relação ao mundo
externo".

Agora falemos da Semiótica Peirceana, concebida como Lógica. O mesmo fez muitas teorias, mas não para substituir outras, e sim para fornecer a elas fundações lógicas. Porém, quando Peirce tenta definir o que é signo, ele mesmo diz que se equivocou, pois limitou a definição, o que nos leva a pensar que o significado é bem mais abstrato do que parece.
Ele qualificou signo com diversos significados, e há até um gráfico explicando. Não vou me ater a estes detalhes, até porque o texto ficaria bastante extenso, mas é uma leitura delicada e complicada.


A professora pediu para relacionarmos isso com nossa atividade de observar e descrever nosso dia, da semana passada. Eu acredito que foi bastante conveniente passar este exercício, para podermos entender melhor a Primeiridade, Secundidade e Terceiridade e, além disso, poder ter mais experiência em Semiótica e começar a tentar entendê-la, com a visão do mundo exterior e de seu próprio mundo.

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